MEMBROS

Nelma Garcia de Medeiros

e-mail: nelma.medeiros@click21.com.br

Formação acadêmica:
Doutora em Filosofia – IFCS/UFRJ. 
Mestrado em História - UFF
Bacharelado e Licenciatura em História - UFRJ
Formação em Psicanálise (Colégio Freudiano/RJ)

Atividades profissionais:
Professora Adjunta do Departamento de Filosofia/UFRRJ
Pesquisadora do ...etc. - Estudos Transitivos do Conteporâneo (CNPq - UFJF. 0001)
Integrante da equipe de estabelecimento e revisão de textos da Editora Novamente.

Publicações:
  • "A psicanálise inventada no Brasil e o Brasil inventado pela psicanálise: apontamentos de história e crítica". Anais do 12º Seminário Nacional de História da Ciência e das Tecnologias / 7º Congresso Latino-americano da Ciência e da Tecnologia, Universidade Federal da Bahia, 12-15 de novembro de 2010.
  • "Comunicação e Psicanálise: a via gnóstica do pragmatismo". Anais do 8º Encontro Regional de Comunicação, Facom-UFJF, 19-23 outubro de 2010
  • "O direito à diversidade e seu estatuto contingente: contribuições da filosofia espinosista à teoria e história dos direitos humanos". Anais do IIIº Seminário Internacional Derechos Humanos, Violencia y Pobreza / Primer Encuentro Nacional Interdisciplinario de Derechos Humanos y Sociedad Civil, Universidad de La República, Uruguay, 24-26 novembro de 2010.
  • "O ressentimento na história". Tranz - Revista de Estudos Transitivos do Contemporâneo, Edição 4, dez 2009, www.tranz.org.br
  • "O primado heurístico da noção de formação: por uma teoria gnóstica do conhecimento". Anais do 6º Encontro Regional de Comunicação, Facom-UFJF, 05-07 nov. 2008.
  • "A mente faz de conta" em GARCIA, Gabriel Cid e COIMBRA, Carlos A. Q.Ciência em foco: o olhar pelo cinema. Rio de Janeiro: Garamond Editora, 2008, pp. 73-84.
  • "Novas tecnologias e cultura contemporânea: novas figuras conceituais do território". Anais do I Simpósio Regional História Social do Território.Programa de Pós-Graduação em História Social – FFP/UERJ, 2008.
  • "A contribuição do espinosismo à discussão setecentista sobre a forma e o gosto". Anais do XIII Encontro de História Anpuh-Rio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 04-07 agosto 2008.
  • "A hipótese Deus e a dedução científica da psicanálise: considerações preliminares". Anexo de MAGNO, M. D. Revirão 2000-2001: "Arte da Fuga"; Clínica da Razão Prática. Rio de Janeiro: NovaMente Editora, 2003, pp. 613-638.

 



Voltar