HISTÓRICO

NovaMente ou Nova Psicanálise é a prática freudiana atuante no ambiente psicotecnológico do século 21. Iniciado com a fundação do Colégio Freudiano / RJ por MD Magno em 1975, este movimento produziu uma nova formatação da psicanálise e estendeu as possibilidades de sua intervenção a quaisquer acontecimentos do nosso momento histórico.
 
É a Clínica Geral das pessoas e da cultura segundo uma nova postura - isto é, uma Nova Mente - fundamentada na descoberta original de Freud: a Pulsão, que permitiu unificar o campo psicanalítico e abstrair seus conceitos, propiciando aplicações mais adequadas às transformações de nossa época.
 
Além de ampliar o alcance da prática clínica aperfeiçoando o que chamou de Patemática (em vez de nosologia), a originalidade de suas pesquisas invadiu vários campos de saber: Revirão (estudos da mente), Est'Ética (arte), Arreligião (religião), Pedagogia Freudiana (educação), Polética e Diferocracia (ciência política), Economia Fundamental (teoria econômica), Creodo Antrópico (teoria da cultura), Gnômica (teoria do conhecimento) e Transformática (teoria da comunicação).
 
Teses, dissertações e monografias sobre suas aplicações têm sido apresentadas em universidades brasileiras e estrangeiras ao longo dos últimos trinta anos.
Atua em quatro segmentos: Clínica, Pesquisa, Eventos e Publicações. 
 
Para saber mais:
 
- A Psicanálise, Novamente: Um Pensamento para o Século II da Era Freudiana.
Livro de MD Magno