HISTÓRICO - 2009

FALATÓRIO 2009 - MD Magno (Bicentenário de Darwin)

CLOWNAGENS
 
“Somos todos palhaços estrangeiros.
A nossa vida é palco e confusão.”
 
Fernando PESSOA
Datas:
 
Março 14 e 28 / Abril 11 e 25
Maio 16 e 30 / Junho 13 e 27
Agosto 15 e 29 / Setembro 12 e 26
Outubro 17 e 31 / Novembro 14 e 28
Local: UniverCidadeDeDeus – UD
Horário: 13:30 às 15:30 hs
OFICINA DA NOVA PSICANÁLISE
Local: UniverCidadeDeDeus
Horário / Dia: 11:00 às 12:30 h ou 13:30 às 15:00 h - sábados
Início: janeiro

PÓLOS DE FORMAÇÃO
 
Aparelho de verificação permanente da Formação Psicanalítica
 
Constituído por grupos de quatro participantes cada, com encontros semanais.
 
Local: UniverCidadeDeDeus
Horário / Dia: 10:00 às 11:00 h - sábados
Início: janeiro

 
GRUPO REVIRÃO
 

Orientação: MD Magno
Participantes: Aristides Alonso, Nelma Medeiros, Patrícia Netto, Potiguara Mendes da Silveira Jr. e Rosane Araujo.
Início: janeiro
Local: UniverCidadeDeDeus
Horário: 11:00 às 12:30 h – quinzenalmente - sábados


EVENTOS

 
“Entretenimento e Contemporaneidade” – MD Magno
 
O psicanalista MD Magno recebe os escritores e músicos José Miguel Wisnik e Fausto Fawcett para uma conversa sobre Entretenimento e Contemporaneidade no VIII CECC (Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea).
 
Uma conversa sobre mente, educação, sexualidade, religião, literatura, música, mídias e suas relações com o entretenimento na atualidade.
Realização: ESPM-RJ, através do Pan Media Lab - Laboratório de Pesquisas e Análises em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas, e o Globo Universidade, com o apoio cultural dos programas de pós-graduação em comunicação da UERJ, da UFF, da UFRJ e da PUC-RJ.
 
Data: segunda-feira, 30 de novembro, 2009
Horário: 19:00 h
Local: Oi Casa Grande - Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, Rio de Janeiro.
Entrada franca - Informações pelo telefone (21) 2216-2002
 
CURSO
Por que parece que está todo mundo maluco? – Grupo NovaMente
Realização: POP - Pólo de Pensamento Contemporâneo
 
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682
 
4 aulas às terças-feiras, das 19h30 às 21h30
O curso apresentará como a Nova Psicanálise trata o desvario do momento contemporâneo e o que propõe como possibilidade de articulação segundo uma Nova Mente.
19 de janeiro - Por que parece que está todo mundo maluco? Diagnóstico sobre a época em que vivemos. A transformação no nosso modo de pensar, de produzir, de consumir, de negociar, de administrar, de viver, de morrer, de fazer guerra, de transar, etc. Proposta da Nova Psicanálise para articular esta nova configuração de mundo.
26 de janeiro - A loucura nossa de cada dia. Manifestações da loucura ao longo da história; sua tensão entre morbidez e criação; e o que a Nova Psicanálise tem a dizer sobre como lidar com sua ineliminável presença na vida de todos.
2 de fevereiro - Gaiata Ciência. Debate contemporâneo sobre conhecimento e falência das referências epistemológicas. Psicanálise e uma nova proposta de conhecimento. Réquiem para o sujeito.
9 de fevereiro – “Apertem os cintos... O piloto sumiu”: comunicação, cibernética e psicanálise. Crítica à noção tradicional de informação. A arte da pilotagem (cibernética) como capacidade de condução de sistemas complexos.
Grupo NovaMente: Aristides Alonso é professor (UERJ) e pós-doutor em comunicação (Universidade Nova de Lisboa). Nelma Medeiros é professora (UFRRJ) e doutora em filosofia (UFRJ). Patrícia Netto é psicanalista, professora (UNESA), mestre em filosofia (UFRJ). Potiguara Mendes da Silveira Jr. é psicanalista, professor (UFJF) e pós-doutor em comunicação (Universidade Nova de Lisboa). Rosane Azevedo de Araujo é arquiteta-urbanista e doutora em urbanismo (UFRJ).

 
EVENTOS INTERNACIONAIS
 
Portugal / Lisboa: 3 Congressos simultâneos na Universidade Lusófona de Lisboa:
6o SOPCOM Sociedade dos Media: Comunicação Política e Tecnologia;
8o LUSOCOM Comunicação Espaço Global e Lusofonia;
4o Ibérico Redes Meios e Diversidade Cultural
 
http://sopcom2009.ulusofona.pt:80/
 
Trabalhos enviados e aceitos: GRUPO REVIRÃO
 
‘Da Cibercidade à “Cidade sou eu”: transformações contemporâneas condicionadas pelas tecnologias’ - Sessão “Cibercultura”, Congresso SOPCOM / Ibérico – Universidade Lusófona, Lisboa – entre 16 e 17 de abril.
 
‘A máquina de Turing e a máquina do Revirão: computar, calcular, pensar’ – Sessão “Teorias da Comunicação”, Congresso SOPCOM / Ibérico – Universidade Lusófona, Lisboa – entre 16 e 17 de abril.
 
‘O primado heurístico da noção de “formação”: contribuições para uma teoria gnóstica da comunicação’ – ‘Interface entre psicanálise e comunicação: um novo conceito de cultura’ – Sessão “Cibercultura”, Congresso LUSOCOM – Universidade Lusófona, Lisboa – entre 14 e 15 de abril.
 
‘O grande plano gnoseológico: comunicação e conhecimento’ – Sessão “Teorias da Comunicação”, SOPCOM / Ibérico – Universidade Lusófona, Lisboa – entre 16 e 17 de abril.
 
WORKSHOP - GRUPO REVIRÃO – Ministrado no 6o Congresso SOPCOM – Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia – entre 16 e 17 de abril, de 14:00 às 16:00 h.
 
Estudos avançados sobre a mente humana e suas contribuições ao campo da Comunicação e às questões trazidas pela prevalência da tecnologia no mundo contemporâneo.
Professores: Aristides Alonso; Nelma Medeiros; Patrícia Netto Coelho; Potiguara Mendes da Silveira Jr.; Rosane Azevedo de Araujo.
 
Programa: 1) Contemporaneidade: tendências e conflitos; 2) A Mente é Espelho; 3)A Experiência de Haver; 4) Pulsão: conceito fundamental; 5) Modelo de funcionamento da mente; 6) Formações do Haver; 7) Comunicação: Vínculos; 8) Pessoa; 9) Cultura: modo de existência da Pessoa.

EVENTOS NACIONAIS
 
MESA-REDONDA - PPGCOM/UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
 
"Processos Sígnicos (C.S. Peirce) e Transas de Formações (MD Magno): Comunicação e Conhecimento"
Apresentação de trabalhos: Francisco Paoliello Pimenta (UFJF) e Nelma Garcia de Medeiros (UERJ).
Mediação: Iluska Coutinho e Potiguara Mendes da Silveira Jr.
Data / Horário: 03 abril 2009, 6a feira, 14h.
 
A mesa-redonda faz parte do Projeto "Crítica epistemológica: Análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvol¬vimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em Comunicação" (edital CAPES / PROCAD, 2008 - PPGCOMs da UFJF, UFG e Unisinos).
POR QUE PARECE QUE ESTÁ TODO MUNDO MALUCO?
Comunicação e Psicanálise
 
Ciclo de Palestras / Auditório da FACHA
28, 29 e 30 de Outubro
tel: (21) 2445-3177
Endereço: Rua Muniz Barreto 51 – Botafogo – RJ
28 de out – quarta-feira das 9:30h às 11:30h
29 de out – quinta-feira das 19:00h às 21:00h
30 de out – sexta-feira das 9:30h às 11: 30h
 
A EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES: Uma leitura de Darwin – Potiguara Mendes da Silveira Jr.
6a feiras – 16h00-17h30 – Início: 18 setembro
 
Módulo de Leitura e Estudo (PET – Programa de Educação Tutorial (SESu / MEC)
Faculdade de Comunicação – UFJF – 2009/2°
Objetivo específico: Leitura do livro A expressão das emoções no homem e nos animais (1872), uma das últimas obras de Charles Darwin (1809-1882), em que complementa a idéia de teoria da evolução exposta em A origem das espécies (1859).
 
 
Percorrer o estudo do sentimento associado aos movimentos dos músculos do rosto e aos gestos humanos, comparando-os aos de outros bichos.
Acompanhar as idéias sobre as expressões devidas a capacidades inatas, de origem ancestral, e sobre as expressões por imitação.
Comentar as conseqüências das idéias de Darwin para o pensamento em vigor no século 21 (psicologia evolutiva, psicanálise, teoria da comunicação, etc.)
Objetivo geral: Pensar a produção do conhecimento trabalhando a idéia de Formações do Haver e especificamente a de Transa das Formações, cuja resultante é o que podemos chamar de conhecimento.
Entender tudo que há como uma imensa rede de emergências, na qual se constituem pólos (com uma região focal e uma infinita região franjal), e ocorrem transas entre formações independentemente das focalizações e recortes discursivamente produzidos.
Seguindo a hipótese de que “a teoria da comunicação depende de uma teoria geral dos vínculos”, estudar os elementos constitutivos da Gnômica, teoria do conhecimento da Nova Psicanálise que parte do próprio conhecimento para pensar o conhecimento, e considera qualquer formação como conhecimento: “Reparemos bem em cada formação, de qualquer nível e com suas infinitas possibilidades de trans-ação – e aí talvez possamos reparar, ocasião por ocasião, formação a formação, nossos saberes sempre provisó¬rios, porém jamais de se jogarem fora, segundo uma pragmática eficiente porque radical [...] que pode resultar [...] não em ciência, filosofia, ou religião, mas na arte total de uma trans-formática final. Quem sabe não é este o conceito acabado de comunicação?” (Magno, 1997).
Referências
 
 
DARWIN, Charles. [1872] A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia de bolso, 2009. The expression of emotions in man and animals.
 
MAGNO, MD. [2008] “Mutações”. In: NOVAES, Adauto (org). A condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutações. Rio de Janeiro: Agir, 2009. p. 395-412
 
______. [1999] A Psicanálise, novamente. Um Pensamento para o Século II da Era Freudiana. Conferências Introdutórias à Nova Psicanálise. Rio de Janeiro: NovaMente, 2004. Download pode ser feito de: www.novamente.org.br
 
SILVEIRA Jr., Potiguara Mendes da. Artificialismo Total. Ensaios de Transformática. Comunicação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Novamente, 2006.

 
CICLO DE PALESTRAS
 
Diferentes visões sobre Natureza e Sustentabilidade
 
Local: PUC-RIO - Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea/RJ Auditório Pe
Anchieta - Edifício Cardeal Leme
Data: 14/05/09 – Palestrante: Rosane Araujo.
Tema da Palestra: "Sustentabilidade, Urbanismo, Cidade e Modelos Mentais"
 
OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICA
 
Data: 23/09/2009
Local: Hotel Phenícia – Brasília
Palestrante: Rosane Azevedo de Araujo.
Tema da Palestra: "Educação Ambiental e Modelos Mentais"
 
MINI-CURSO
 
A Psicanálise, NovaMente - mini-curso ministrado no 2o. Congresso de Psicologia / Universidade Estácio de Sá - Profª Ms. Patrícia Netto Alves Coelho (Universidade Estácio de Sá), Rosane Araujo (Doutora em Urbanismo), Prof. Dr. Aristides Alonso (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Profª Drª Nelma Medeiros (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).
 
Resumo: Introdução à Nova Psicanálise, criada por MD Magno, reelaborando o campo inaugurado por Freud e o ensino desenvolvido por Jacques Lacan. O objetivo principal do mini-curso é apresentar os conceitos e raciocínios básicos que ampliaram o alcance da clínica e se estenderam aos mais diversos planos do saber: estudos da mente, da comunicação, arte, religião, educação, política, economia, cultura e teoria do conhecimento. Serão apresentados os seguintes temas: a Pulsão, o Revirão, a nova tópica do Recalque, Pessoa e os Cinco Impérios da Cultura.
 
Data: 14 de novembro de 2009 / Horário: 14:30 às 17:00h
Local: Universidade Estácio de Sá - Campus Niterói
Rua Eduardo Luiz Gomes, 134, Centro - Niterói - RJ
Telefone: 2729-8200
Inscrição: R$ 30,00.
 
I SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM COMUNICAÇÃO - São Leopoldo / RS (PROJETO CAPES/PROCAD/2009/2012).
 
“CRÍTICA EPISTEMOLÓGICA - Análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em Comunicação”. PPGCC-UNISINOS, PPGC-UFG, PPGC-UFJF).
Do conhecimento ao conhecimento: notas sobre comunicação e vínculos - Prof. Dr. Potiguara Mendes da Silveira Jr. – Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF
 
Data: 13/05 – quarta-feira / Horário 13h30 – 14h50
Sessão IV – Método, objeto e conhecimento
Local: Auditório Érico Veríssimo
COLÓQUIO INTERNACIONAL RICHARD RORTY (De 20 a 23 de outubro 2009)
 
“Vicissitudes do pragmatismo deweyano em filosofia e psicanálise” - Profª Drª Nelma Garcia Medeiros - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Local: UFRJ – Campus Praia Vermelha
Data: 22 de Outubro - quinta-feira / Horário: 09:30h às 10:00h
Comunicações - "Richard Rorty e a política"
Moderador: Sergio Oliveira
 
Resumo: O pragmatismo deweyano está ligado a duas experiências de peso na produção conceitual e intervenção prática nas Américas. Nos Estados Unidos, temos a trajetória de Richard Rorty (1931-2007), que explicitamente se filia aos ensinamentos de Dewey, produzindo uma redescrição instigante da tradição pragmatista norte-americana em sua interface com Nietzsche, Heidegger e Wittgenstein. No Brasil, talvez pouco conhecido do público ligado à filosofia, temos o psicanalista MD Magno (1938- ), que sorveu os ensinamentos de Dewey através de seu mestre Anísio Teixeira e, a partir de sua formação com Jacques Lacan, vem recompondo o campo freudiano, inserindo assimilações precisas do legado Dewey-Teixeira na teoria e prática clínicas. Nossa comunicação tem como objetivo indicar algumas aproximações entre pragmatismo e psicanálise, a partir do trabalho de Richard Rorty e de MD Magno, partindo de uma atitude comum aos dois autores: considerar a tradição (no caso do pragmatismo) e as experiências sintomáticas acumuladas na história de uma pessoa ou grupo (no caso da psicanálise) tão úteis como uma caixa de ferramentas, dispensando-a(s) ou reinventando-a(s), a cada caso e circunstância. Ambos os autores imprimiram forte acento artificializante ao modo de considerar as transações entre pessoas, interesses e saberes: Richard Rorty, com sua ênfase no caráter contingente radical da linguagem e sua condição eminentemente metafórica, e MD Magno, com sua insistência na postura psicanalítica (atenção suspensa) e seus efeitos de ampliação das ‘conseqüências práticas’ de um saber (um sintoma), pois, diante da opacidade de tal postura, a força das significações tende a se diluir, os sintomas são reduzidos a contingências e se facilitam alternativas instrumentais à situação dada. Consideramos que o pragmatismo e a psicanálise, com Rorty e Magno, são uma luta política e clínica contra o sintoma metafísico-cristão de se apoiar em categorias apriorísticas, princípios perpétuos, entes transcendentais, dogmas e quaisquer outros sintomas fundacionalistas.
 
PUBLICAÇÕES
 
"Mutações". MD Magno. In: a condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutações. Org. NOVAES, Adauto. Edições SESC SP e Agir, 2009, págs. 395-412.
Lançamento de E- BOOKS:
 
- Arte&Fato: A Nova Psicanálise, da Arte Total \ Clínica Geral
- A psicanálise, novamente: Um pensamento para o século II da Era Freudiana. 2ª ed.
- AmaZonas: A Psicanálise de A a Z
- Ad Sorores Quatuor: Os Quatro Discursos de Lacan
- Ars Gaudendi
- Arte e Psicanálise: Estética e Clínica Geral - 2ª ed.
- Clavis Universalis: Da cura em psicanálise ou revisão da Clínica
- Grande Ser Tão Veredas
- Introdução à Transformática
- Comunicação e Cultura na Era Global
- Revirão 2000/2001 - "Arte da Fuga" e " Clínica da Razão Prática"
- Velut Luna: A Clínica Geral da Nova Psicanálise
- Acesso à Lida de Fi-Menina
- Psicanálise: Arreligião

 



Voltar